Conheça a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Você já ouviu falar da Terapia Cognitivo-Comportamental? Para você entender mais...
Ler maisVocê já ouviu falar em terapia familiar? Diferente da terapia individual, ela tem como objetivo tratar o conjunto, nesse caso, a família.
Essa é uma forma muito interessante que a psicologia oferece para tratar questões familiares e promover o crescimento em conjunto.
Quer saber mais sobre esse assunto e entender se este tipo de terapia é uma boa opção para o seu caso? Então acompanhe o conteúdo que o blog da InMind preparou e boa leitura!
A modalidade busca a promoção do diálogo entre a família. Essa conversa possibilitará que venham à tona as raízes dos conflitos, bem como as motivações que levam cada membro da família a manter tais comportamentos dentro desse grupo.
O terapeuta não está presente nas sessões para julgar, mas sim para atuar como mediador. Sua função é organizar a conversa e permitir que todos tenham a oportunidade de expressar suas inquietações, intervindo no momento que avaliar necessário.
Durante os atendimentos o profissional responsável irá ressaltar a importância de ouvir, bem como a do momento de falar. Todos terão o seu tempo, o que é algo considerado valioso nos atendimentos.
Os benefícios da terapia familiar são diversos. Eles vão desde a promoção do autoconhecimento dos envolvidos, à compreensão da importância de cada um deles para que a família como um todo se mantenha saudável, sem exceções.
“Mas como posso identificar que minha família precisa de terapia?”
Essa modalidade torna-se uma opção quando você ou seus familiares sentem-se predominantemente tristes ou com sentimentos de raiva, se vêem em constantes discussões, e a cada dia estão se afastando mais.
Se existe alguém da família que é dependente químico, alguma situação que não é conversada mas que afeta a todos, ou não conseguem fazer programas juntos, a terapia familiar pode ser a solução ideal.
O objetivo da terapia familiar é que você e sua família possam ter uma convivência mais leve, colaborativa e saudável. Não é porque “sempre foi assim” que necessariamente precisa permanecer assim.
A família pode sim voltar a ser, ou mesmo se tornar o “lugar” no qual vocês se sentem bem e seguros. Ficou interessado? Entre em contato com a InMind Psicologia e saiba como nós podemos te ajudar!
Você já ouviu falar da Terapia Cognitivo-Comportamental? Para você entender mais...
Ler maisA ansiedade é um mecanismo de defesa de todos nós seres humanos. Ela não está c...
Ler maisA depressão não é frescura ou simplesmente tristeza. Trata-se de um transtorno m...
Ler mais